O tempo chuvoso em Portugal está a prolongar-se este ano e a atingir a Páscoa, que em regra marca o início da época alta, mas ainda assim os hotéis reportam “resultados positivos” e uma ocupação média de 73% em todo o período de férias escolares, de 7 a 21 de abril, destacando-se como destino mais procurado a Madeira, onde esta taxa se eleva a 83%.
“Está tudo bastante positivo na Páscoa, apesar do tempo não ajudar, e o que se verifica é que há mais reservas de última hora”, adianta Cristina Siza Vieira, vice-presidente executiva da Associação da Hotelaria de Portugal (AHP).
Referindo que os resultados estão em linha com a Páscoa do ano passado, em que a ocupação média dos hotéis foi de 77%, Cristina Siza Vieira salienta que “a procura está estável, não a crescer brutalmente ou com um salto extraordinário, mas é um balão de oxigénio importante para a hotelaria, sobretudo fora das cidades”.
Além do Algarve, Lisboa e Madeira, também os hotéis no Norte e nos Açores estão com “boas perspetivas de ocupação” no período pascal, de 71% e 70%, respetivamente. Abaixo da média nacional, estão a região Centro (com 56%) e o Alentejo (com 61%), neste último caso “compensado com valores médios mais elevados” na venda de quartos.