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Governo lança linha de emergência, que pode ir até 5 milhões de euros, para restaurantes danificados pela tempestade Martinho

Relatos de “prejuízos avultados” em esplanadas ou de centros comerciais que tiveram de fechar, como o Atrium Saldanha em Lisboa, avançados pela AHRESP, levaram o secretário de Estado do Turismo a mobilizar apoios com caráter de urgência

Centro comercial Atrium Saldanha, em Lisboa
D.R.

O Governo já tem disponível uma linha de emergência que visa apoiar os restaurantes, em todo o país, que sofreram danos diretamente causados pela tempestade Martinho, que envolveu ventos devastadores que atingiram 160 km/hora.

A decisão foi mobilizada pelo secretário de Estado do Turismo, Pedro Machado, após uma “breve reunião” com responsáveis da Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal (AHRESP), que lhe transmitiram uma “fortíssima preocupação face aos avultados prejuízos em consequência da intempérie” registados em estabelecimentos do sector por todo o país.

“Entrei de imediado em articulação com o ministro da Economia e o Turismo de Portugal, para ativar uma linha de emergência destinada a suprir os prejuízos que são consequência direta da tempestade Martinho, num formato semelhante ao do programa Regenerar Território com as ocorrências de incêndios”, adiantou ao Expresso o secretário de Estado do Turismo.

Despesas de danos têm de ser “comprovadas”

A nova linha de emergência para estabelecimentos de restauração danificados pela tempestade Martinho inclui apoios que podem ir até 5 milhões de euros, segundo avançou o secretário de Estado do Turismo.