ARQUIVO ETF

Ouro a caminho dos 1500 dólares

Investidores e analistas prevêem que o preço da onça de ouro valorize 20% até ao final de 2011.

Jorge Pires (www.expresso.pt)

Os analistas reviram as suas previsões em alta para o próximo ano em relação ao ouro, prevendo agora que o preço do metal precioso venha a atingir os $1500. No mercado de Futuros do ouro negociados na bolsa nova-iorquina, a opção - instrumento financeiro derivado - que está a receber mais posições dos investidores tem um preço-alvo de $1500 (€1181,55) por onça e maturidade dezembro de 2011, ou 18% acima do máximo atingido no passado dia 21 de junho, quando cotou nos $1266,50 (€997,62).

As atuais posições bolsistas no metal mais precioso estão apenas 0,3% abaixo do máximo histórico de exposição à matéria-prima, que foi atingido no dia 19 de Julho. Para Eugen Weinberg, analista do Commerzbank em declarações à Bloomberg "Ou uma rápida recuperação económica ou um péssimo desempenho económico deve trazer novos compradores no mercado. A economia mais forte criaria uma procura maior de joias. Se a economia permanece fraca, ou piorar, então os investidores irão estar à procura de um refúgio seguro".

Já para Thorsten Proettel, analista do Landesbank Baden-Wurttemberg, o aumento do preço do ouro pode ser o reflexo do medo existente nos mercados financeiros. "As pessoas estão com medo de uma nova crise e estão a diversificar com o ouro", disse o analista à Bloomberg.

Segundo dados da agência de informação financeira, os investidores já compraram este ano cerca de 278 toneladas de ouro no valor de cerca de 10 400 milhões de dólares. O valor é quase duas vezes o total das reservas oficiais da Suíça, segundo dados do World Gold Council.

Nas últimas três semanas, o ouro tem vindo a valorizar, ao mesmo tempo que as taxas de juro dos Estados Unidos a dois anos caíram para o mínimo de 0,4552% e a moeda japonesa cota no mais elevado valor dos últimos 15 anos, em relação ao dólar.

2 ETF "brilhantes"

Para os pequenos investidores, os Exchange Trade Fund (ETF) são os melhores instrumentos para ganhar com a subida do preço do metal nos mercados financeiros. O maior ETF do mundo sobre ouro, é o SPDR Gold Trust, que rendeu aos seus subscritores mais de 35% nos últimos 12 meses ou 25% por ano, a quem tenha investido há 3 anos.

O Ouro é conhecido como ativo de refúgio em tempos de incerteza

Fonte Bloomberg. Rendibilidades em euros anualizadas em euros. 30 de Agosto de 2010.