ARQUIVO ETF

Fuga dos mercados emergentes

A retirada de mais de 1,2 milhões de euros dos fundos de mercados emergentes está a levar o mercado a corrigir. Saiba como ganhar com a tendência.

A volatilidade dos mercados emergentes está a começar a assustar os investidores

Rute Marques

A instabilidade monetária na China e a deterioração das contas públicas em vários países, nomeadamente a Grécia, estão a originar correcções no valor dos mercados accionistas e a fuga dos investidores dos activos mais voláteis. É esta a leitura dos dados da EPFR Global, uma consultora que monitoriza o fluxo de capitais dos fundos de investimento a nível mundial. Na semana finda a 3 de Fevereiro, os resgates líquidos na categoria de fundos de acções emergentes ascenderam a 1,2 milhões de euros. Foi a maior fuga de capitais da categoria nos últimos 4 meses.

Por partes, foram "retirados" 867 milhões de euros da categoria de mercados emergentes globais excepto Ásia e 373 milhões da categoria Àsia excepto Japão. A categoria de acções chinesas perdeu 130 milhões de euros em resgates líquidos. Foi a maior retirada dos últimos 15 meses.

A publicação dos dados da consultora na passada quinta-feira fez o índice MSCI Emerging Markets Index perder 2,6 por cento, a maior variação negativa desde Outubro. Desde o pico atingido a 11 de Janeiro, o índice que reúne 22 nações em desenvolvimento já perdeu quase 10 por cento. Em 2009, o índice valorizou 75 por cento.

O índice de referência para o mercado chinês, o Shanghai Composite Index já perdeu 10 por cento desde o inicio do ano e figura entre os dez piores desempenhos a nível global. Na Índia, o Bombay Stock Exchange acumula uma perda de 9,1 por cento.

"A recuperação tem estado dependente de medidas políticas", afirmou Michael Auyeung, Chief Investment Officer da gestora de fundos Pacific Mutual Fund, à Bloomberg. Segundo o especialista, "à medida que que entramos numa fase transição onde o crescimento está dependente da retirada dos estímulos, vamos começar a ter uma ideia do quão graves sãos os estragos provocados na estrutura da área financeira e na aquitectura dos negócios. Podemos não gostar do que vamos encontrar".

Ainda assim, as notícias não são más para todos os investidores. Através dos reverse ETF é possível ganhar dinheiro quando os mercados perdem valor. É o caso do Short MSCI Emerging Markets ProShare, um fundo cotado que ganha com a desvalorização do índice mundial de referência para os mercados emergentes. Por exemplo, enquanto o índice acumula uma perda de 9,98 por cento desde 11 de Janeiro, o fundo cotado acumula um ganho de 13,85 por cento. Ou seja, se acredita que a correcção está para durar tem neste produto uma solução para se expor à tendência e "fazer" dinheiro.