Em 2008 as economias da Zona Euro entraram em recessão e os mercados acionistas tiveram fortes quedas nas suas valorizações. O Euro STOXX 50, índice que reúne as principais empresas europeias como o BNP Paribas, Deutsche Telekom, Iberdrola, Nokia e Total, registou uma queda de 44,37% nesse ano, enquanto o principal índice alemão, o DAX 30, que tem listadas empresas como a Adidas, o Deutsche Bank, a Siemens ou a Volkswagen, registou uma queda de 40,37%.
Estas quedas tiveram repercussões negativas nas carteiras de quem possuía ações europeias ou fundos de investimento com enfoque nos mercados acionistas europeus, no entanto, para quem investiu num fundo cotado que replique inversamente o desempenho do índice subjacente (reverse ETF), foi um ano de chorudos lucros. Logo, perante a recente premonição de Joseph Stiglitz que indica a aproximação de uma nova tempestade económico-financeira na Europa, talvez seja o timming ideal para acrescentar um destes instrumentos à sua carteira de investimentos.
O ETFs db x-trackers Euro STOXX 50 Short Daily e o db x-trackers Short DAX ETF, são dois bons exemplos. Em 2008, quando as perdas dos índices subjacentes ultrapassaram os 40%, estes dois ETF obtiveram ganhos de 65,48% e 57,83%, respetivamente.