Permitem isenção fiscal até 10500 euros, alguns oferecem maior retorno para maior capital e são passíveis de reforços, mas as contas poupança-reformado que os maiores bancos oferecem são pouco atractivas quando comparadas com os outros produtos financeiros. Entre os 12 bancos estudados e para saldos abaixo dos 10000 euros, a média da remuneração (taxa anual nominal bruta) atinge os 0,84% para o prazo de seis meses e os 0,91% para o período de um ano, menos do que as taxas Euribor actuais para os mesmos prazos, de 0,945% e 1,214%, respectivamente. Ainda assim, remunerações médias superiores aos depósitos tradicionais que os bancos oferecem e que rondava os 0,72% no início de Março para o prazo de um ano, mas abaixo da remuneração que qualquer reformado pode conseguir nos depósitos pela internet, mesmo que fique sem a oportunidade de reforçar a conta e de ter a isenção dos 20% de impostos sobre juros para os saldos até 10500 euros.
Um depósito acima da média
O depósito para reformados mais simpático é o do Finibanco, com juros anuais brutos de 1,75%, mas a maioria das contas apresenta juros abaixo de 1%. A aposta forte do Finibanco faz com que a oferta para os reformados seja a mais bem remunerada não só entre os depósitos desta classe mas também entre a oferta de depósitos pela internet dos maiores bancos concorrentes, normalmente mais amigos dos depositantes.
Mas há mais dois bancos "amigos" os reformados. O Banif tem o segundo depósito mais rentável para o dinheiro dos reformados, enquanto a solução do Barclays a seis meses apresenta também juros acima dos juros no mercado. Sem ser a conta do Finibanco e as do Banif e do Barclays, qualquer reformado mais confortável com as plataformas online, consegue encontrar uma conta mais bem remunerada sem ter de ir ao balcão do banco e sem estar focado na sua condição de aposentado. Entre dez depósitos desenhados para aplicações online dos 12 maiores bancos a operar em Portugal, a média da remuneração para seis meses ronda os 1,37% em termos brutos, 1,10% líquidos, e os 1,24% líquidos para depósitos para um ano. No Santander Totta estão os melhores juros de um depósito a prazo pela plataforma electrónica, 2% a seis meses, mas não faltam bancos com melhores ofertas pela internet do que aquelas propostas aos reformados.
Contas Poupança-Reformado Para quem: Reformados por velhice ou invalidez cuja pensão não exceda o triplo do salário mínimo nacional. Vantagens: - Isenção fiscal de 20% de imposto sobre rendimento até saldos de 10500 euros. - Possibilidade de reforços. - Isenção de imposto sobre sucessões e doações.