Exclusivo

Administração Pública

Produtividade dos serviços ao público da Segurança Social caiu mais de 22% em comparação com o pré-pandemia

Instituto da Segurança Social registou mais de 8,62 milhões de atendimentos em 2022, quando em 2019 superou os 11 milhões, mostram dados recolhidos pela Provedoria de Justiça. Tempo de espera médio para atendimento telefónico é de 6 minutos, o mais alto dos últimos cinco anos. Há uma média de 16 reclamações por dia. “Os funcionários no atendimento são muitas vezes usados como saco de pancada”, lamenta secretário-geral da FESAP

A produtividade dos serviços de atendimento ao público da Segurança Social caiu mais de 22% entre 2019 e 2022, mostram dados do Instituto da Segurança Social (ISS) partilhados com a Provedoria da Justiça, e analisados pelo Expresso.

Os números constam do relatório sobre o “Atendimento ao Cidadão” nos serviços públicos, elaborado pela Provedoria de Justiça com base em dezenas de visitas feitas em 2023 a serviços espalhados por todo o país.

“Na área do atendimento ao público, são muitas as dificuldades que ao longo dos anos têm chegado ao conhecimento da Provedoria de Justiça”, justifica a Provedora Maria Lúcia Amaral na introdução do documento, que visa avaliar a prestação de vários serviços públicos após a pandemia.