Exclusivo

Administração Pública

Progressões aceleram na Função Pública a partir de 2026: saiba o que vai mudar

O Governo apresentou uma nova proposta de revisão do sistema de avaliação de desempenho na Função Pública, alargando as quotas para melhores notas. Valorização salarial poderá ser mais rápida para 65% dos trabalhadores. O Expresso sistematiza as principais alterações
NUNO FOX

As negociações entre Governo e sindicatos para a revisão do sistema de avaliação de desempenho na Administração Pública (SIADAP) arrastam-se há muito - começaram ainda na anterior legislatura -, mas, agora, estão perto do fim. Esta semana, o Executivo apresentou uma nova proposta, que aumenta as quotas para as notas diferenciadas na avaliação face à proposta inicial, apresentada em julho.

A questão é crítica para os funcionários públicos porque, para muitos, são as notas na avaliação de desempenho que ditam a velocidade de progressão na carreira, logo a respetiva valorização salarial. O Expresso explica-lhe o que muda, os últimos avanços nas negociações, e quem será abrangido pelas novas regras.