Uma dúzia de ovos no supermercado já custa facilmente mais de €3,50 e pode preparar-se porque o preço vai continuar a subir. Para a produção, “é inevitável”, até pela pressão dos Estados Unidos da América (EUA), a braços com uma quebra acentuada na oferta devido à gripe aviária. Para o retalho, “tem mesmo de ser”, como diz ao Expresso Manuel Augusto Figueiredo, dono de uma pequena rede de supermercados na zona centro.
“A 1 de abril, vamos aumentar os ovos 14%. Tem mesmo de ser. Na semana passada recebemos a nova tabela do nosso fornecedor para abril com essa subida e vamos ter de repercutir esses 14% no preço final”, diz o empresário, com os seus supermercados integrados na rede de retalho alimentar Aqui É Fresco. “Nem vale a pena procurarmos outro fornecedor. A oferta é limitada face à procura e muitos estão a recusar novos clientes por falta de capacidade de resposta”, conta ao Expresso.
Exclusivo
Os ovos estão mais caros e até a embaixada americana anda à procura deles em Portugal: saiba porquê
Se está a pensar comprar ovos prepare-se. A gripe aviária está a obrigar os Estados Unidos da América a comprar ovos em todo o mundo. Portugal não escapa à pressão e o pico da procura da Páscoa acentua a subida dos preços