Exclusivo

Economia

Novo sistema de fronteiras na UE adiado para outubro de 2025, mas Portugal estava preparado para avançar já

Depois de ter colocado em risco o lançamento do novo Sistema de Entrada/Saída nas fronteiras da UE para os países terceiros, Portugal foi agora o único país europeu que obteve classificação “positiva” nos testes feitos ao sistema em todas as suas dimensões. O arranque previsto para 10 de novembro foi adiado para outubro de 2025, mas Portugal podia avançar já

Homicídio de Ihor Homeniuk ocorreu nas instalações do SEF do aeroporto de Lisboa
ALBERTO FRIAS

Portugal, assegura o gabinete do ministro da Presidência, António Leitão Amaro, já tem o sistema informático e as máquinas montadas nos aeroportos e portos marítimos e estava preparado para cumprir o prazo definido por Bruxelas para o arranque do novo Sistema de Entrada/Saída (SES) nas fronteiras da União Europeia para os cidadãos dos países não Schengen. Mas o processo foi adiado a pedido de Alemanha, França e Países Baixos, e o Entry/Exit System [EES na designação em inglês] já não vai arrancar a 10 de novembro.

Portugal deixou de ser um dos três países que colocavam em risco o arranque do SES para o melhor nos testes feitos recentemente, diz o gabinete de Leitão Amaro. Portugal estava não só preparado para arrancar com o Sistema de Entrada/Saída, como garante o Governo, foi o único país a passar em todos os testes feitos ao sistema recentemente.