A Sonae já financiou a plantação de mais de 540 mil árvores, 200 mil das quais foram plantadas nos últimos quatro anos, o que corresponde a uma área de 160 hectares, anunciou a empresa liderada por Cláudia Azevedo esta quinta-feira, em comunicado.
"As recentes plantações vão permitir a neutralização de 56 mil toneladas de emissões não evitáveis da frota leve das empresas através da captura de carbono ao longo de 30 anos", indica.
Até 2030, a Floresta Sonae irá ter um milhão de árvores, numa área equivalente a mil hectares. O investimento neste projeto é de 16 milhões de euros, considerando, também a gestão da floresta durante 30 anos.
Neste momento, o grupo tem em curso plantações em Castelo de Paiva e Valongo no âmbito do seu projeto florestal que está a permitir a recuperação de zonas ardidas, o combate a espécies invasoras e a restauração de biodiversidade e linhas de água.
"A Floresta Sonae expressa o compromisso de todas as empresas da Sonae em proteger a natureza e restaurar a biodiversidade, contribuindo simultaneamente para compensar parte da sua pegada de carbono e aumentando o armazenamento de carbono nas florestas”, afirma Sónia Cardoso, diretora de Sustentabilidade da Sonae, sobre este projeto liderado pela Sonae, com a operacionalização da Sonae Arauco e o apoio da Bright Pixel, MC, Sierra, Universo, Worten, Zeitreel e NOS.
O projeto Floresta Sonae, lançado em 2021, começou com plantações na zona de Mangualde, em áreas atingidas por incêndios.