A Sonae, através do consórcio Flybird Holding Oy, “concluiu com sucesso a oferta pública de aquisição (OPA) sobre o Musti Group, tendo assegurado a aquisição de 80,65% do capital da empresa líder de mercado no retalho de produtos para animais de estimação nos países nórdicos”, anunciou o grupo liderado por Cláudia Azevedo esta segunda-feira.
“A aquisição envolve um investimento de cerca de 700 milhões de euros e permite à Sonae reforçar a internacionalização e diversificação do seu portefólio, tanto em termos geográficos como de áreas de negócio”, indica o comunicado.
“Estamos muitos satisfeitos com o sucesso da Oferta. A aquisição da Musti está totalmente alinhada com a estratégia de crescimento da Sonae, dado que acelera a internacionalização do nosso portefólio para novos mercados através de empresas líderes em setores de elevado crescimento", comenta a presidente executiva da Sonae, Cláudia Azevedo, sobre esta aquisição.
“Estamos empenhados em alavancar a nossa experiência em retalho e em trabalhar com a equipa de gestão da Musti, com os colaboradores, parceiros e restantes acionistas, para acelerar o crescimento da empresa e maximizar a proposta de valor para os seus clientes atuais e futuros”, acrescenta.
Do lado da Musti, David Rönnberg, presidente da Comissão Executiva, comenta que “tem sido uma jornada fantástica desenvolver a Musti até ao que é hoje, e estamos entusiasmados por unir forças com a Sonae para o próximo capítulo desta incrível história de sucesso”.
“Este é um marco significativo para ambas as empresas, e estamos confiantes de que esta parceria irá acelerar o nosso caminho de crescimento e continuará a trazer grande valor à nossa comunidade de famílias com animais de estimação: os nossos clientes, colaboradores e demais stakeholders”, acrescenta.
A Sonae lidera o consórcio com uma participação de 98%, estando o restante capital repartido entre Jeffrey David, Presidente do Conselho de Administração da Musti, Johan Dettel, membro do Conselho de Administração da Musti, e David Rönnberg, CEO da Musti, os quais detêm uma longa experiência e histórico comprovado de sucesso no setor.
“Rápido crescimento”
A Musti, sublinha o comunicado, “está numa posição privilegiada para aproveitar as tendências de crescimento do mercado”, apresentando com uma sólida proposta de valor omnicanal que inclui uma rede de mais de 340 lojas na Finlândia, Suécia e Noruega e operações de comércio eletrónico especializadas em produtos de cuidado e alimentação para animais de estimação. Na oferta, inclui marcas próprias e exclusivas, bem como de serviços essenciais para os animais de estimação.
O retalho de produtos para animais de estimação é um segmento em rápido crescimento, beneficiando das tendências crescentes de aumento de animais de estimação nos lares, dos cuidados de premium pet care, do aumento dos gastos por animal e da resiliência inerente ao padrão de consumo não discricionário da sua alimentação, refere a Sonae.
Os mercados nórdicos, sublinha o grupo, “apresentam um contexto macroeconómico sólido, caracterizado pelo elevado rendimento disponível das famílias, quando comparado com a média europeia, e por uma perspetiva de crescimento positiva no segmento de retalho de produtos para animais de estimação, com os consumidores a demonstrarem uma preferência crescente pelos canais de retalho especializado e online”.
1,5 milhões de clientes
No seu último ano fiscal, o volume de negócios da Musti ascendeu a 426 milhões de euros, com o EBITDA a atingir 74 milhões de euros.
Após a conclusão de todos os tramites da aquisição, que ocorrerá antes do final de março," o consórcio liderado pela Sonae pretende iniciar a próxima fase de desenvolvimento da Musti, contribuindo para o reforço da sua proposta de valor e dando resposta às necessidades de um número crescente de tutores de animais de estimação", indica.
De acordo com o comunicado, “a Musti beneficiará da combinação (da experiência da Sonae em retalho omnicanal, bem como dos seus recursos e alcance geográfico, que permitiram o desenvolvimento bem-sucedido de insígnias de retalho líderes em diferentes mercados”, mas também “da experiência e conhecimento dos parceiros do Consórcio no negócio de retalho de produtos para animais de estimação, juntamente com a forte equipa de gestão da Musti”, com mais de 1,5 milhões de clientes ativos e recorrentes.