A marca de carros elétricos chinesa BYD chegou a Portugal há cerca de seis meses, já está em oito distritos, nos Açores e na Madeira, e as vendas acabam de ultrapassar as 400 unidades.
O modelo mais barato – dos cinco que já tem disponíveis no mercado nacional – começa nos 29.990 euros, um dos mais acessíveis no segmentos dos carros elétricos.
Provavelmente, para a maioria dos automobilistas ainda é uma marca pouco conhecida ou mesmo desconhecida mas, a nível mundial, está praticamente a par da Tesla, do excêntrico multimilionário Elon Musk. No terceiro trimestre deste ano, a Tesla vendeu 435 mil carros elétricos, ao passo que a BYD atingiu os 431 mil.
BYD e Tesla disputam liderança no mercado dos carros elétricos
No ano passado, a empresa chinesa BYD Auto – fundada em 2003 pelo empresário Wang Chuanfu, de 57 anos, e participada pelo multimilionário norte-americano Warren Buffett - vendeu 1,8 milhões de carros, dos quais mais de 911 mil eram 100% elétricos (os restantes eram híbridos). A Tesla, que vende apenas automóveis elétricos, colocou no mercado 1,3 milhões de unidades.