Economia

Anacom vai ser liderada por Sandra Maximiano

Regulador das comunicações aguardava desde agosto pela nomeação de um novo presidente. A escolha recaiu sobre a economista especializada em economia comportamental e colunista do Expresso

A economista Sandra Maximiano vai presidir à Autoridade Nacional das Comunicações (Anacom). A informação, avançada por Luís Marques Mendes no seu comentário habitual dos domingos na SIC, foi confirmada pelo Expresso. Faltará agora a aprovação pela CRESAP – Comissão de Recrutamento e Seleção para a Administração Pública (CRESAP).

Sandra Maximiano é professora no ISEG – Instituto Superior de Economia e Gestão, na área da Economia Pública e do Bem-Estar. Desde 2015 que é colunista do Expresso. A própria se assume como uma economista que raramente escreve “sobre a dívida e o défice”. “Conduzo antes experiências para analisar o comportamento dos agentes económicos”.

No ISEG licenciou-se em Economia e fez um mestrado. Fez também um doutoramento em Economia na Universidade de Amesterdão.

Vai substituir João Cadete de Matos, que concluiu em agosto os seus seis anos de mandato como presidente da Anacom e aguardava agora que fosse encontrado o seu substituto. Cadete de Matos teve uma gestão conturbada no regulador das comunicações, com críticas contundentes por parte das empresas de telecomunicações e uma relação nem sempre pacífica com o Governo, sobretudo por causa da forma como o concurso para a quinta geração de comunicações (5G) foi conduzido. Regressará agora ao Banco de Portugal, de onde é oriundo.