Economia

Mitsubishi quer chegar a 2035 a produzir apenas carros elétricos

A Mitsubishi vai investir milhares de milhões de ienes para eletrificar toda a sua produção até ao ano fiscal de 2035, anunciou a construtora japonesa de automóveis esta sexta-feira

A Mitsubishi quer que todos os automóveis que produz sejam totalmente elétricos até ao ano fiscal de 2035, antecipando um investimento total de 1,8 biliões de ienes (cerca de 12,4 mil milhões de euros ao câmbio atual) em carros movidos a eletricidade até 2030.

Segundo a Bloomberg, em notícia desta sexta-feira, 10 de março, a construtora de automóveis japonesa, detida a 34% pela Nissan, anunciou igualmente que irá investir 210 mil milhões de ienes (1,46 mil milhões de euros) até 2030 na criação de baterias com capacidade de 15 gigawatts hora.

A Mitsubishi prepara-se também para lançar nos próximos cinco anos nove novos modelos de carros movidos a eletricidade e híbridos.

A Mitsubishi junta-se a grandes construtoras de automóveis da Europa e dos Estados Unidos a apostarem em força na eletrificação dos automóveis, sublinha a agência.

A marca disse que prevê vender 1,1 milhões de veículos por ano e alcançar um resultado operacional, até 2025, de 220 mil milhões de ienes (1,53 mil milhões de euros).