Exclusivo

Economia

Europa escapou a uma contração no final de 2022 e Portugal foi dos que mais cresceram

Ao contrário do que se temia, as economias europeias não recuaram no quarto trimestre de 2022 face aos três meses anteriores. Economia portuguesa foi das que mais cresceram em cadeia e em termos homólogos, mas longe dos registos da Irlanda. Alemanha e Itália estão no vermelho

YVES HERMAN/REUTERS

O cenário de uma recessão técnica na zona euro e no conjunto da União Europeia (UE) na ponta final de 2022 e arranque de 2023, que foi traçado pela Comissão Europeia em novembro, acabou por não se concretizar.

Os dados do Eurostat publicados esta terça-feira indicam que a economia europeia surpreendeu pela positiva e, apesar do impacto do arrastar da guerra na Ucrânia, da elevada inflação e da escalada dos juros, escapou a uma contração no quarto trimestre de 2022. E Portugal, entre os países para os quais já há dados disponíveis, foi dos que mais cresceram, culminando numa expansão de 6,7% no conjunto do ano passado. Já a economia alemã, o ‘motor’ da UE e uma das mais penalizadas pela crise energética - que, ainda assim, deu uma trégua na ponta final de 2022 -, ficou no vermelho no quarto trimestre. Tal como a Itália, outro peso-pesado da UE.