Economia

Grupo Primavera e Cegid dão o nó e passam a valer 6,8 mil milhões de euros 

Acordo estará concluído no terceiro trimestre. Grupo Primavera e Cegid terão receitas pro forma na região ibérica de mais de 150 milhões de euros este ano

A Cegid e o grupo Primavera anunciaram esta terça-feira um acordo de união, para reforço na Península Ibérica como fornecedor de 'software' de gestão empresarial, valorizando a empresa conjunta em cerca de 6,8 mil milhões de euros.

“A Cegid, Cegid Meta4 em Portugal – um dos principais especialistas globais em soluções de gestão na 'cloud' para profissionais nas áreas das finanças (ERP, tesouraria, impostos), recursos humanos (processamentos salariais e gestão de talentos), contabilidade, retalho, para empreendedores e pequenas empresas - anuncia hoje o acordo definitivo para unir-se ao Grupo Primavera - plataforma líder de 'software' de gestão em 'cloud' na região ibérica”, referem as empresas, num comunicado conjunto.

De acordo com a mesma fonte de informação, “esta transação de ações cria um poderoso fornecedor de 'software' de gestão empresarial na Península Ibérica e acelera a expansão internacional da Cegid, valorizando a empresa conjunta em cerca de 6,8 mil milhões de euros”.

As empresas informam que a Silver Lake continuará a ser o acionista maioritário da empresa, enquanto a Oakley Capital, que criou o Grupo Primavera através de uma série de 12 aquisições e que é o seu accionista maioritário, irá juntar-se à KKR e AltaOne como accionistas minoritários da Cegid.

“Juntos, estes accionistas tornar-se-ão parceiros do CEO da Cegid, Pascal Houillon, do CEO do Grupo Primavera, Santiago Solanas, e do resto da equipa de gestão na próxima fase de crescimento da Cegid”, assinalam.

Receitas ibéricas de 150 milhões

Espera-se que a transação esteja concluída no terceiro trimestre deste ano, estando sujeita aos processos de informação e consulta dos órgãos representativos de trabalhadores.

De acordo com as empresas, juntos, o Grupo Primavera e a Cegid terão receitas pro forma na região ibérica de mais de 150 milhões de euros este ano.

“Atualmente, o Grupo Primavera tem 800 colaboradores distribuídos por cinco países, trabalha com 165.000 clientes ativos e alcançou uma receita de 76 milhões de euros em 2021”, referem.

“Unir forças com o Grupo Primavera é uma enorme oportunidade para ambas as empresas e para os seus respetivos clientes. Tal como a Cegid, o Grupo Primavera oferece soluções úteis e inovadoras a parceiros e clientes na 'cloud', e alcançou um crescimento impressionante especificamente na Península Ibérica e em África”, destaca Pascal Houillon, CEO da Cegid, citado em comunicado.

“Estamos muito alinhados com a visão e ambição da Cegid e admiramos esta empresa há muito tempo. Tal como a Cegid, temos uma cultura empreendedora e apaixonada focada na excelência do produto, um forte compromisso com os clientes e uma visão orientada para o crescimento”, acrescenta Santiago Solanas, CEO do Grupo Primavera.