Economia

Portuguesa Alpac Capital conclui compra da maioria do capital da Euronews

Negócio de compra da Euronews pela empresa portuguesa Alpac Capital foi anunciado em dezembro. Operação ficou agora concluída. Valor da transação não foi revelado

D.R.

A gestora de fundos de investimento sediada em Portugal Alpac Capital concluiu a compra da maioria do capital da estação de televisão Euronews, após a aprovação do investimento pelo Governo francês, foi anunciado esta terça-feira.

Em comunicado, a gestora de fundos, detida por Pedro Vargas David e Luís Santos, dá conta da conclusão do negócio que tinha sido anunciado em dezembro de 2021, sem revelar o valor do investimento.

"A Alpac pretende reforçar a identidade europeia do projeto, nomeadamente através do aprofundamento do diálogo com os deputados do Parlamento Europeu e da Comissão Europeia em Bruxelas, e dar continuidade ao processo de digitalização dos media, assim como aos seus esforços de diversificação", lê-se no comunicado enviado à Lusa.

Na mesma nota, o presidente executivo da Alpac Capital, Pedro Vargas David, destaca "a necessidade de amplificar a voz da Euronews no panorama mediático europeu e até mesmo além das fronteiras do continente".

"A Europa viveu momentos de instabilidade na última década: crises financeira, sanitária e agora militares, que não há muito tempo, seriam praticamente impensáveis. A União Europeia tem, por isso, desempenhado um papel cada vez mais central nas nossas vidas. Para a UE se tornar, tal como é nosso desejo, mais forte e eficiente tem de ser cada vez mais democrática e responsável: nada disto é possível sem uma imprensa livre e forte", acrescentou.