Economia

Bauer Media Group: "Acreditamos verdadeiramente no potencial da Media Capital Rádios"

O presidente de áudio do grupo alemão Bauer afirmou, no dia em que concluiu a compra da Media Capital Rádios, que acredita "verdadeiramente" no potencial da empresa

O presidente de áudio do grupo alemão Bauer afirmou esta terça-feira, 31 de maio, no dia em que concluiu a compra da Media Capital Rádios, que acredita "verdadeiramente" no potencial da empresa, que agora passa a chamar-se Bauer Media Audio Portugal.

A Media Capital concluiu esta terça-feira a venda à alemã Bauer de 200.000 ações da subsidiária Media Capital Rádios, no valor de 69,6 milhões de euros, esperando com esta alienação acelerar o desenvolvimento de produção audiovisual e digital.

"Temos uma enorme admiração e respeito pela qualidade das marcas que adquirimos e acreditamos verdadeiramente no potencial da Media Capital Rádios - agora Bauer Media Audio Portugal -, e no mercado da rádio portuguesa em geral, hoje e no futuro", salienta Richard Dawkins, presidente de áudio, do Bauer Media Group, citado em comunicado.

"A rádio desempenhou um papel tão vital durante toda a pandemia e esperamos que continue a ser altamente valorizada pelos ouvintes e anunciantes, que a apreciam pela sua confiança, flexibilidade e eficácia", sublinha o responsável.

O grupo tem um "forte historial de investimento nos mercados de rádio e áudio, que tem conduzido a benefícios de escala para toda a indústria", de acordo com a Bauer, sendo que este negócio acontece depois das aquisições pela Bauer Media Audio, em 2021, na Eslováquia, Irlanda e Finlândia.

"Estamos agora muito entusiasmados em conhecer e aprender com os nossos novos colegas, ganhando uma compreensão mais profunda do mercado e das necessidades dos nossos ouvintes e anunciantes. Damos a maior prioridade ao crescimento de um negócio sustentável, com marcas fortes que fornecem entretenimento, informação e companhia de alta qualidade aos ouvintes, e soluções de confiança e qualidade aos parceiros comerciais", acrescenta Dawkins.

Por sua vez, o presidente da Media Capital, Mário Ferreira, também citado no comunicado, salienta que este "foi um negócio muito oportuno" e que "deixará todos os intervenientes mais fortes".

A Media Capital Rádios (MCR) "é uma área de negócios sólida, com resultados consolidados e liderança indiscutível" e a sua venda "está alinhada com a estratégia do grupo de acelerar o desenvolvimento das áreas de produção audiovisual e digital e consolidar o caminho de recuperação do segmento de televisão", prossegue Mário Ferreira.

O grupo Bauer Media "tem uma vasta experiência neste setor e estamos absolutamente confiantes de que irá favorecer a trajetória de crescimento do grupo radiofónico, dando continuidade ao trabalho iniciado pela Media Capital. Acreditamos também que o Bauer Media Group vai continuar a produzir conteúdos de excelência para os ouvintes de rádio portugueses", sublinha o empresário, dono da Douro Azul.

"Por fim, também é importante realçar que o grupo Media Capital e o Bauer Media Group continuarão a relacionar-se em estreita colaboração", conclui Mário Ferreira.

Com esta compra, a Bauer Media Audio expande o seu negócio de áudio a nove países europeus.

A agora chamada Bauer Media Audio Portugal "detém quatro das 10 estações de rádio mais ouvidas em Portugal, e com a adição das marcas líderes de mercado portuguesas, que incluem a Rádio Comercial, a M80, a Cidade FM, a Smooth FM e a Vodafone FM, o alcance semanal da Bauer Media Audio, a nível europeu, superará mais de 61 milhões de ouvintes".