Economia

BCE avisa bancos para se preparem para "cenários adversos"

"Pedimos aos bancos que reavaliassem as suas projeções e trajetórias de capital à luz do novo quadro macroeconómico, considerando também cenários adversos", disse Andrea Enria, supervisor do BCE

Sede do BCE, em Frankfurt. Foto: Getty Images

O Banco Central Europeu (BCE) disse aos bancos para se prepararem para os cenários adversos que a guerra na Ucrânia está e vai provocar na economia e para um aumento repentino nas taxas de juros, que tornará os mercados mais voláteis, disse o supervisor ​​do BCE, Andrea Enria, esta quarta-feira.

O jornal italiano "La Repubblica" escreve que o responsável disse, numa reunião com os bancos, que os supervisores já disseram aos bancos para "reavaliar" suas expectativas, inclusive sobre quanto capital terão à sua disposição.

Os bancos da zona do euro estavam a sair das medidas de emergência impostas no auge da pandemia de covid-19 quando o conflito eclodiu em fevereiro e as perspetivas económicas diminuíram outra vez.

"Pedimos aos bancos que reavaliassem as suas projeções e trajetórias de capital à luz do novo quadro macroeconómico, considerando também cenários adversos", disse Andrea Enria.

O supervisor explicou ainda que os preços mais altos de energia e matérias-primas estão a aumentar a taxa de inflação e a desacelerar o crescimento.

No entanto, não deixou de elogiar a resiliência que o setor mostrou no ano passado, mesmo depois das medidas de apoio à covid-19 terem sido retiradas.