Economia

Economia dos EUA recua 1,4% no primeiro trimestre

No trimestre em que a guerra na Ucrânia começou e em que os novos casos de covid-19 ligados à Ómicron foram aumentando, os EUA registam uma queda do PIB

Toshi Sasaki

O produto interno bruto (PIB) dos Estados Unidos caiu 1,4% no primeiro trimestre, em cadeia, segundo os dados divulgados esta quinta-feira pelo Departamento do Comércio norte-americano.

O recuo compara com um ano de 2021 que, no seu todo, foi forte, e com um crescimento do PIB de 6,9% no último trimestre do ano passado.

"A queda do PIB refletiu quedas no investimento privado em stocks, exportações, gastos do governo federal e gastos dos governos estatais e municipais, enquanto as importações, que são uma subtração no cálculo do PIB, aumentaram", indica a nota do Departamento do Comércio.

Adicionalmente, houve um aumento de casos covid-19 relacionados com a variante Ómicron, o que resultou em novas restrições em algumas partes do país. Também diminuíram os pagamentos por parte do Governo americano às empresas e famílias como forma de apoio, bem como os apoios estatais e municipais - que ajudavam a estimular a economia.