Economia

Espanha quase quadruplica o défice comercial nos primeiros dois meses do ano

Espanha somou um défice comercial de 10,77 mil milhões de euros até fevereiro. Excluindo a energia, o saldo comercial espanhol registou um défice consideravelmente inferior, de 3709 milhões de euros

FOTO Sergio Pérez/ REUTERS

A balança comercial espanhola registou um défice de 10.774,7 milhões de euros nos dois primeiros meses do ano, quase o quadruplo do registado no mesmo período de 2021, avança a agência de notícias espanhola EFE.

Entre janeiro e fevereiro de 2021, o défice da balança comercial havia sido de 2850,9 milhões de euros. De acordo com os dados publicados esta segunda-feira pelo Ministério da Indústria, Comércio e Turismo espanhol, as exportações nestes dois meses atingiram os 56.521,1 milhões de euros, tendo subido 28,3% face ao período homólogo.

No entanto, as importações superaram as exportações em termos absolutos e de crescimento: somaram 67.295,8 milhões de euros, um aumento de 43,5% face aos mesmos meses do ano anterior.

Excluindo a energia, o saldo comercial regista um défice consideravelmente inferior, de 3709,2 milhões de euros. No início de 2021, deixando de fora a energia, ter-se-ia mesmo registado um superavit de 259,5 milhões de euros.

Em Portugal, segundo dados recentemente divulgados pelo Instituto Nacional de Estatística, a tendência em fevereiro foi semelhante: as exportações portuguesas de bens aumentaram 20,3% e as importações subiram mais do dobro, 42,3%, em fevereiro deste ano, face ao mesmo mês do ano passado.