O Grupo Ingka, dono da maioria das lojas Ikea em todo o mundo, comprou nove projetos de parques solares fotovoltaicos na Alemanha e em Espanha por um total de 340 milhões de euros, noticia a Reuters, citando um comunicado da empresa.
A retalhista de móveis revelou, esta quarta-feira, que os projetos, em conjunto, teriam uma capacidade de 440 megawatts (MW).
"A produção esperada será suficiente para cobrir todas as lojas e armazéns da Ikea nos dois países, tornando as operações do Grupo Ingka neutras em carbono", indicou a empresa sueca.
Só no final de 2022 é que se deverá iniciar a construção dos parques, continuando a mesma em 2023, algo que levará, aproximadamente, seis meses.
Este é mais um passo para a empresa atingir o seu objetivo de reduzir as emissões de gases de efeito estufa em mais do que as emissões que a sua cadeia de valor emite, até 2030.
De acordo com a Reuters, o grupo Inka possui 547 turbinas eólicas em 14 países, 10 parques solares e 935.000 painéis solares nos telhados das lojas e armazéns da IKEA, que juntos produzem mais de 4 terawatts por hora de eletricidade.