A Meta, dona do Facebook, anunciou esta terça-feira que iria passar a disponibilizar a funcionalidade Reels, de vídeos curtos, no Facebook em mais de 150 países e tanto nas plataformas iOS e Android.
Em comunicado, a Meta diz que o Reels é “de longe” o tipo de conteúdo “que mais cresce”, tanto no Facebook como no Instagram, já que a visualização de vídeos representa metade do tempo gasto em ambas as redes.
E, para incentivar conteúdo nativo – já que a maioria dos vídeos publicados no Reels são provenientes do TikTok – a Meta anunciou que irá pagar um bónus de até 35 mil dólares por mês a criadores com base nas visualizações que angariarem. Por agora manterá este bónus nos Estados Unidos, mas irá alargar o programa a outros países nos próximos meses.
Este anúncio ocorre numa altura em que o Facebook está a lidar com a perda do número de utilizadores pela primeira vez desde a fundação e a tentar apanhar o comboio dos vídeos curtos do TikTok, propriedade da empresa chinesa ByteDance, uma das redes sociais mais populares entre as gerações Y e Z. Desde o início do ano, a Meta perdeu perto de 40% da sua capitalização bolsista.