Economia

Volvo e Northvolt avançam com fábrica de baterias na Suécia

O objetivo é que em 2025 a fábrica inicie a operação, com o potencial de produzir, anualmente, células suficientes para equipar as baterias de cerca de meio milhão de carros

D.R.

A fabricante automóvel Volvo e a Northvolt vão investir em conjunto 30 mil milhões de coroas suecas (o equivalente a 2,87 mil milhões de euros) numa fábrica de baterias.

A fábrica será instalada na cidade sueca de Gotemburgo, criando 3000 empregos. A construção deverá começar em 2023, para que em 2025 possa iniciar-se a operação, com o potencial de produzir, anualmente, 50 gigawatts hora (GWh) de capacidade de armazenamento – o suficiente para equipar as baterias de cerca de meio milhão de carros.

De acordo com o comunicado partilhado pelas empresas, esta parceria dará origem uma das maiores unidades de produção de células de baterias do continente europeu. O ex-executivo da Tesla Adrian Clarke vai liderar a unidade. 

Este investimento insere-se nos planos da Volvo de produzir unicamente carros elétricos até ao ano 2030. Esta unidade de baterias vai estar localizada nas proximidades da maior fábrica automóvel da Volvo, assim como da unidade de investigação e inovação da Northvolt. 

“Estabelecer esta gigafábrica em Gotemburgo é uma ação decisiva, tanto para continuar a transformar uma das mais dinâmicas regiões automóveis do mundo, como para nos tornarmos um fornecedor global líder nas baterias sustentáveis”, afirma o CEO (presidente executivo) da Northvolt, Peter Carlsson. 

Em Portugal, a Northvolt e a Galp anunciaram uma parceria na mesma área, a das baterias, a 14 de dezembro. O projeto, chamado “Aurora”, consiste no desenvolvimento da “maior e mais sustentável unidade de conversão de lítio”, com uma produção anual de 35.000 toneladas de lítio, o que poderá representar um investimento estimado de 700 milhões de euros e criar 1.500 empregos diretos e indiretos, informaram estas empresas. A Galp e a Northvolt esperam que as operações comerciais comecem em 2026.