Economia

BCP alerta para prejuízos no seu banco polaco no quarto trimestre de 2021

Segundo comunicado enviado à CMVM, foram constituídas provisões de 732 milhões de zlotis (moeda polaca), isto é, cerca de 159,8 milhões de euros

Miguel Maya, presidente executivo do BCP. Foto: Ana Baião

O polaco Bank Millennium, detido em 50,1% pelo BCP, espera um “resultado líquido negativo no quarto trimestre de 2021”, segundo comunicado divulgado esta quarta-feira. Segundo o banco, foram constituídas provisões de 732 milhões de zlotis (moeda polaca), isto é, cerca de 159,8 milhões de euros.

Em comunicado enviado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), “o Conselho de Administração Executivo do Bank Millennium informa que tomou a decisão de constituir, nas contas do quarto trimestre de 2021, provisões de 661,8 milhões de zlotis [144,5 milhões de euros] para riscos legais relacionados com empréstimos hipotecários em moeda estrangeira originados pelo Bank Millennium”.

Além destas, serão ainda constituídas “provisões de 70,2 milhões de zlotis [15,3 milhões de euros] para riscos legais relacionados com a carteira de crédito originada pelo Euro Bank, mas sem impacto nos resultados líquidos”.

“As provisões refletem a continuação das tendências negativas nas decisões judiciais, a entrada de novos processos judiciais e as alterações na metodologia de avaliação de risco do banco”, lê-se na nota.

Por este motivo, o banco espera “um resultado líquido negativo no quarto trimestre de 2021”.

Os resultados serão divulgados a 1 de fevereiro deste ano.