As cinco marcas mais relevantes para os consumidores nacionais são dos setores de atividade do retalho, alimentação, tecnologia e desporto, segundo um estudo da consultora Amint feito para a Superbrands Portugal que compila a lista das 20 marcas mais referenciadas por um painel de mil consumidores.
Este painel, selecionado de forma a representar a estrutura demográfica portuguesa, referiu três marcas relevantes nas dimensões de notoriedade, identificação com a marca, satisfação de necessidades, unicidade e confiança.
Ordenadas por número de referenciações, as vinte marcas são: Continente, Samsung, Adidas, Apple, Coca-Cola, Nike, Nestlé, Pingo Doce, Delta Cafés, Zara, Lidl, Mimosa, Vodafone, Danone, Mercedes, Ikea, LG, Nivea, Nespresso e Compal.
"Os resultados deste estudo permitiram, por exemplo, perceber que as marcas com as quais o público se identifica nem sempre têm a mesma relevância daquelas que melhor satisfazem as suas necessidades. É de salientar que 75% das marcas referenciadas no Top 20 das mais destacadas se distribuem essencialmente por quatro principais setores de atividade: retalho, alimentação, tecnologia e desporto", salienta o comunicado de imprensa.
"Nas gerações mais antigas, Silent Generation [nascidos até 1946] e os Baby Boomers [nascidos entre 1946 e 1964], é notório o elevado número de referenciações relativas a marcas nas áreas da tecnologia, sendo inclusivamente a área com maior número de referenciações dentro destes segmentos geracionais", ao passo que "na geração Z [nascida entre 1995 e 2010], as marcas dos sectores de retalho e alimentar encontram-se entre as áreas mais referenciadas, o que poderá também estar ligado ao aumento do contacto dos jovens com os super e hipermercados no último ano, graças também à pandemia", aponta o estudo.
O estudo decorreu entre 26 de março e 23 de abril deste ano, com uma amostra de 1000 homens e mulheres com idades igual ou superior a 16 anos, residentes em território nacional. A margem de erro é de cerca de 3,2%, com um intervalo de confiança de 95%.