"É tempo de iniciarmos um novo capítulo na Sonae Sierra. Vamos alavancar o nosso know-how no sector imobiliário para servir novos mercados e novos clientes, tanto através da gestão de veículos de investimento, quanto da expansão da nossa atividade para setores do imobiliário para além do retalho", diz Fernando Guedes de Oliveira, presidente executivo da empresa do grupo Sonae para explicar o "novo ciclo" que agora começa.
"A nossa presença internacional servirá para criar as melhores experiências de consumo sustentável e multicanal, nos centros comerciais que gerimos, capitalizando nas tendências emergentes em diferentes pontos do mundo", acrescenta o gestor sublinhando que “a conclusão da maior transação dos 30 anos de história (da empresa), com a criação da Sierra Prime em 2020, representou um ponto de viragem estratégico".
Assim, em comunicado divulgado esta segunda-feira, a Sonae Sierra apresenta a nova fase da sua vida com base em três eixos.
O primeiro aposta na expansão do negócio de gestão de fundos de investimento, que permitirá alargar a criação de veículos desenhados à medida das preferências de cada parceiro, com investidores institucionais e privados.
O segundo respeita ao alargamento da atividade de promoção imobiliária a projetos urbanos sustentáveis e diferenciadores, que integram, na vida das comunidades locais, diferentes usos imobiliários (residencial, escritórios, lazer e comercial) de forma coerente.
"Através da Reify., a empresa continuará ainda a reforçar a prestação de serviços imobiliários para espaços urbanos do futuro, no contexto das novas vivências projetadas para as cidades e da Green Agenda da União Europeia", precisa.
O terceiro eixo, consiste "na criação de experiências diferenciadoras e multicanal nos centros comerciais sob gestão, acrescentando valor para os consumidores, lojistas e parceiros, e antecipando tendências de digitalização e sustentabilidade do consumo neste mercado".
Uma equipa mais diversificada
A acompanhar estas mudanças, a empresa renova também a sua equipa, mais diversificada, adaptada à nova estratégia, com capacidade acrescida de gestão de veículos de investimento e competências de transformação de negócio, precisa a empresa.
“Estamos seguros de que a diversidade de perfis e experiências desta equipa permite acelerar este processo de mudança e responder aos desafios das cidades do futuro", afirma Fernando Guedes de Oliveira que terá ao seu lado, sete pessoas na Comissão Executiva.
Luís Mota Duarte acumula a função de CFO com a responsabilidade pela área de Investment Management (gestão de veículos de investimentos imobiliários), Alexandre Fernandes, na área de desenvolvimento de ativos imobiliários, e Cristina Santos, na Property Management e Leasing (gestão de espaços comerciais).
Jorge Morgadinho, continua à frente da recém-criada Reify., unidade de negócio prestadora de serviços transversais de criação, renovação e melhoria de espaços, enquanto Ana Guedes de Oliveira lidera a área de Asset Management, focada na preservação e criação de valor imobiliário do portefólio de centros comerciais na Europa).
Inês Drummond Borges integra os quadros da Empresa como Chief Transformation Officer, para liderar o processo de transformação cultural, comercial e digital, e Joaquim Pereira Mendes, continua a ser responsável pela área Legal, Fiscal e Compliance.
Focada no negócio imobiliário e prestadora de serviços integrados, com atividades na Europa, América do Sul, Ásia e Norte da África, cobrindo todo o ciclo da vida do setor imobiliário, a Sonae Sierra apresenta no seu portfólio quatro projetos de desenvolvimento, um em expansão e aproximadamente €7 mil milhões em ativos sob gestão para os quais presta serviços ao nível dos edifícios. A Sonae Sierra gere ainda oito veículos de investimento para investidores institucionais e de retalho, no valor de €5 mil milhões.