Economia

Portuguesa Miio junta-se à alemã Ionity para simplificar carregamento de veículos elétricos

As duas empresas estabeleceram uma parceria que permitirá aos automobilistas desbloquear os postos de carregamento da Ionity em Portugal através da leitura de um código QR

D.R.

A Miio, empresa portuguesa de soluções de carregamento para a mobilidade elétrica, estabeleceu uma parceria com a alemã Ionity para permitir que qualquer automobilista possa utilizar postos de carregamento da Ionity em Portugal independentemente de estar ou não previamente registado e de ter contrato com um comercializador de energia.

"Através desta nova forma de carregamento, qualquer utilizador de um veículo elétrico, mesmo que se trate de um turista estrangeiro, pode fazer um carregamento sem necessitar de contrato e de forma ainda mais simples. Basta dirigir-se a um posto, fazer a leitura do QRCode, inserir um cartão de crédito e dar início à sua sessão de carregamento", explica a Miio em comunicado.

A empresa sublinha que "a Ionity é o primeiro operador de postos de carregamento (OPC) a disponibilizar esta nova forma de carregamento, através da parceria firmada com a Miio".

A empresa alemã resulta de uma aliança de várias marcas de automóveis, como a BMW, Mercedes, Volkswagen, Audi, Porsche, Ford e Hyundai, para criar uma rede europeia de postos de carregamento. Uma das apostas recentes da Ionity são os postos ultra-rápidos, de 350 kW, quer permitem em apenas alguns minutos carregar 80% da bateria do automóvel.

Segundo a Miio, qualquer utilizador de um veículo elétrico que se dirija a um dos postos de carregamento ultra-rápidos da Ionity não necessita de estar associado a um CEME (Comercializador de Eletricidade para a Mobilidade Elétrica) para poder realizar o carregamento, nem necessita de conhecimento prévio da existência de qualquer solução de carregamento, bastando ler o QRCode que se encontra no posto e fornecer o seu número de cartão de crédito para iniciar o carregamento.

"O nosso objetivo é continuar a inovar no setor da mobilidade elétrica em Portugal, permitindo que qualquer condutor, independentemente de residir ou não em Portugal, consiga fazer o carregamento do seu veículo elétrico de forma cada vez mais simples e sem burocracias", comentou, no comunicado, a presidente executiva da Miio, Daniela Simões.

"Procurávamos um parceiro local, em Portugal, que nos permitisse providenciar uma experiência igual à que a Ionity já disponibiliza no resto da Europa", acrescentou o presidente executivo da empresa com sede em Munique, Michael Hajaesch.