Economia

Oman Oil põe à venda participação de 12% na REN

Acionista que está no capital da empresa portuguesa desde 2012 anunciou a intenção de se desfazer da sua participação, que vale atualmente cerca de 190 milhões de euros

Rodrigo Costa é o presidente executivo da REN
Jose Ventura

A empresa estatal de Omã OQ, dona da Oman Oil, anunciou o lançamento de um processo de venda da sua participação indireta na REN - Redes Energéticas Nacionais, que ascende a 12%.

Em comunicado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), a REN informou ter recebido da OQ a indicação de que já contratou assessores financeiros e jurídicos para montar a operação.

A venda será feita através de uma colocação privada, mas a operação propriamente dita ainda não arrancou.

"Assim uma eventual venda da participação indireta da OQ na REN está sujeita a processos de aprovação internos e a que a OQ conclua que estejam reunidas as condições adequadas de mercado", refere o grupo de Omã.

A Oman Oil entrou na REN em 2012, adquirindo uma participação de 15%, no mesmo momento em que o Estado privatizou outros 25% vendendo-os à estatal chinesa State Grid.

Atualmente a participação de 12% de Omã na REN vale cerca de 190 milhões de euros, considerando a capitalização bolsista de 1,59 mil milhões de euros da gestora das redes de eletricidade e gás natural.