Economia

Energia: Madeira e Açores asseguram 44,5 milhões do PRR para investirem em baterias

Plano de Recuperação e Resiliência contempla as regiões autónomas com um envelope de 185 milhões para as renováveis e descarbonização e uma fatia importante desses apoios está destinada a sistemas de armazenamento de energia

Projeto já operacional da Graciólica, na Graciosa, junta energia solar e eólica e baterias de lítio
Foto: Graciólica / Greensmith

O Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) contempla 185 milhões de euros para a aposta nas energias renováveis nas regiões autónomas da Madeira e dos Açores e quase um quarto dos apoios estarão reservados para a instalação de baterias para armazenamento de energia.

De acordo com os documentos do PRR, serão distribuídos à EEM - Empresa de Eletricidade da Madeira 10 milhões de euros para um sistema de baterias de pelo menos 6 megawatts (MW) na ilha de Porto Santo e outros 12 milhões de euros para um sistema de baterias com 15 MW na ilha da Madeira.

Em paralelo, a EDA - Eletricidade dos Açores terá direito a 22,5 milhões de euros para dotar seis ilhas com baterias, designadamente Corvo, Flores, Faial, Pico, São Jorge e Santa Maria, com dimensões diferentes, que vão dos 0,5 MW no Corvo aos 9 MW no Faial e no Pico.

Estes sistemas vêm juntar-se ao projeto Graciólica, na Graciosa, juntando baterias de lítio e produção solar e eólica, e a outros projetos em curso para instalar baterias nas ilhas de São Miguel e Terceira.

O PRR contempla ainda outras importantes rubricas de financiamento para a descarbonização da energia nos dois arquipélagos.

Os Açores terão direito a 71 milhões de euros para expandir o aproveitamento da energia geotérmica, bem como 3,5 milhões de euros para um projeto específico no Corvo que combina energia eólica e solar.

A Madeira, por seu turno, terá acesso a 15,5 milhões de euros para remodelar a central hidroelétrica de Serra de Água, 6 milhões para remodelar a central hidroelétrica da Calheta e 21,5 milhões de euros para investir nas redes inteligentes (incluindo-se nesta rubrica uma parcela de 12 milhões de euros para instalar 130 mil contadores inteligentes).

Estes apoios específicos para as regiões autónomas fazem parte de um pacote de 370 milhões de euros de subvenções do PRR para o hidrogénio e renováveis.