Economia

Famílias portuguesas pagam eletricidade e gás natural abaixo da média da Zona Euro

Preços do segundo semestre de 2020 mantêm Portugal com preços abaixo de Espanha na eletricidade para famílias e empresas. No gás natural os clientes domésticos pagam menos que os espanhóis, mas as empresas pagam mais

getty

Os mais recentes boletins de comparação de preços da Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE) para a eletricidade e gás natural, com base nos dados do Eurostat, mostram que globalmente Portugal apresenta preços de energia mais baixos do que Espanha e do que a média da Zona Euro, no que respeita a eletricidade e gás natural.

No segundo semestre de 2020 as famílias portuguesas estavam a suportar em média um encargo de 22,59 cêntimos por kilowatt hora (kWh) na eletricidade, contra 25,43 cêntimos em Espanha, o que significa que as famílias espanholas suportavam uma fatura 12,6% mais alta.

Também em relação à Zona Euro Portugal compara bem nos preços da eletricidade para clientes domésticos, sendo a média da Zona Euro 6,7% superior ao preço português. Considerando a União Europeia como um todo, o preço médio é de 22,56 cêntimos por kWh, ligeiramente inferior ao português (22,59 cêntimos).

Na indústria o preço médio da eletricidade no segundo semestre era em Espanha 1,5% superior ao preço português (11,97 cêntimos por kWh). A Zona Euro tinha um preço médio 14% acima do de Portugal. E na União Europeia o preço médio estava 7,2% acima do português.

No gás natural as famílias portuguesas também suportam preços abaixo dos das famílias espanholas, mas a nossa indústria paga mais caro que a do país vizinho.

Enquanto os clientes domésticos de gás natural em Espanha pagavam no segundo semestre mais 22% que as famílias portuguesas (que tinham um preço médio de 9,14 cêntimos por kWh), sendo a média da Zona Euro também 16% superior ao preço nacional, as indústrias espanholas estão em posição mais vantajosa.

O preço médio do gás para a indústria em Espanha situa-se 4,4% abaixo do preço português, que era de 2,19 cêntimos por kWh no segundo semestre. Mas a média da Zona Euro está 7,3% acima do preço português do gás natural para clientes industriais.

Em termos de posição relativa na União Europeia, Portugal tem agora o oitavo preço mais elevado da eletricidade para consumidores domésticos e o nono mais elevado para consumidores empresariais. No gás natural Portugal ocupa as posições 10 nos preços domésticos e 16 nos preços para clientes empresariais.