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Porta-contentores encalha no Canal do Suez e lança o caos no transporte marítimo. Seis questões para compreender a situação

As operações de desencalhe do porta-contentores que está a bloquear o Canal de Suez falharam esta sexta-feira. Mais de 200 navios aguardam a passagem naquela que é considerada uma das mais importantes rotas marítimas por onde passa 12% do comércio mundial. Seis questões que poderão ajudar a compreender uma situação que afeta a passagem de 8100 milhões de euros por dia..

A operação para desencalhar o porta-contentores falhou esta sexta-feira
Media Suez Canal Head Office / H

O "MV Ever Given" partiu da China com uma carga de 22 mil contentores com destino ao porto de Roterdão. Esta terça-feira , o navio de 220 mil toneladas e com dimensões semelhantes às de um arranha-céus como o nova-iorquino Empire State Building foi colhido por ventos laterais e encalhou na diagonal na parte mais estreita do canal. O caos instalou-se no transporte marítimo mundial e o petróleo subiu nos mercados. Conheça a resposta a seis questões para ajudar a compreender a situação .

Qual a importância do Canal de Suez?

Ponto de passagem de 12% do comércio mundial e de metade do petróleo consumido no mundo, o Canal do Suez ao ligar o mar vermelho ao Mediterrâneo encurta a distância entre o sul da Ásia e a Europa em mais de 8 mil quilómetros e muitos dias de viagem. O Canal é o principal porto de passagem do petróleo do Médio Oriente e das mercadorias que chegam à Europa vindas região asiática e o seu bloqueio tem um impacto global. Afeta produtos e matéria-primas que vão desde o algodão da Índia, até aos componentes chineses, passando pela importações de automóveis do Japão ou da Coreia do Sul, entre muitas outras mercadorias.