Exclusivo

Economia

RTP paga €70 mil (mais IVA) para recrutar nova administração

Custo com assessoria técnica supera remuneração anual de um administrador da RTP

A RTP acordou o pagamento de até 70 mil euros, acrescido de IVA (que, a 23%, sobe a fatura para os 86 mil), para contratar a Boyden, a consultora que está a ajudar na escolha do novo conselho de administração. O valor é superior ao que os vogais da administração recebem num ano – o presidente do Conselho Geral Independente da RTP, que tem de selecionar os administradores, já disse que os salários são um problema na hora de recrutar.

Ao contrário do que vinha acontecendo até aqui, o Conselho Geral Independente decidiu que precisava de assessoria de recursos humanos para escolher a administração para o próximo triénio, tendo contratado os serviços da empresa de recrutamento Neves de Almeida, a Boyden Portugal. Os pormenores da contratação, decidida em dezembro, só recentemente foram tornados públicos, com a divulgação no portal Base. Este é o maior contrato da empresa desde 2016 com empresas públicas, segundo aquele site.

O valor desta assessoria supera a remuneração anual bruta recebida pelos vogais da administração da RTP (81.767 euros brutos anuais, que resulta de um salário de 4.349 euros, acrescido de despesas de representação de 1.740). O presidente, Gonçalo Reis, ganha um pouco mais, 102.208 euros anuais (5.437 de salário e 2.175 de despesas). Montantes (de 2019, os últimos a serem divulgados) que o presidente do CGI, Vieira de Andrade, já disse não serem atrativos.