Exclusivo

Economia

Já há cinco interessados em comprar a Efacec

Egípcia Elsewedy fez a oferta mais elevada, de €130 milhões. Há também empresas portuguesas e americanas na corrida

Longe vai o tempo em que Governo e empresária não eram adversários
RUI DUARTE SILVA

A nacionalização da posição de Isabel dos Santos na Efacec, com que o Governo surpreendeu o país na quinta-feira, é na prática um compasso de espera para que a empresa tenha um novo dono. Há uma lista de candidatos, e o ministro da Economia, que tem estado envolvido e empenhado no processo, já os conhece. A Efacec tem gerido o processo, dando conhecimento dos passos dados ao ministro. Há já inclusive uma short list que deverá ser divulgada em breve.

O processo de venda da Efacec está em curso há meses, e a empresa já deu nota de algumas das propostas de compra mais interessantes ao Governo. Na corrida estão concorrentes e fundos como Alpac, Sodecia, Elsewedy, Ormazabal, Iberdrola, Oaktree e First Reserve. As mais bem posicionadas são cinco: ao que apurou o Expresso, os portugueses Alpac e Sodecia, a egípcia Elsewedy e os norte-americanos First Reserve e Oaktree. Para trás ficam aparentemente os dois interessados espanhóis.

Este é um artigo exclusivo. Se é assinante clique AQUI para continuar a ler. Para aceder a todos os conteúdos exclusivos do site do Expresso também pode usar o código que está na capa da revista E do Expresso.

Caso ainda não seja assinante, veja aqui as opções e os preços. Assim terá acesso a todos os nossos artigos.