Economia

ORES SIGI estreia-se na Bolsa de Lisboa

A Sociedade de Investimento e Gestão Imobiliária (SIGI), lançada pelo Bankinter e pela Sonae Sierra é admitida à cotação esta quarta-feira na Bolsa de Lisboa, onde a espanhola Merlin já é negociada.

Olimpo Real Estate Portugal, SIGI, S.A. (ORES Portugal), Sociedade de Investimento e Gestão Imobiliária (SIGI), lançada pelo Bankinter e pela Sonae Sierra no final do ano passado, será admitida amanhã, dia 24 de junho, à cotação na Euronext Access Lisboa. É a primeira SIGI que vai ser admitida na Bolsa de Lisboa, onde a espanhola Merlin Properties também está presente.

Serão admitidas à negociação 12.550.000 ações de valor nominal de 4 euros cada, sendo que a empresa tem ativos no valor de 50,05 milhões de euros, de acordo o prospeto da operação. com .
“Com a admissão à cotação na Euronext Access, qualquer investidor poderá a partir de agora adquirir ações da ORES Portugal e ter acesso a um instrumento alternativo para os seus investimentos”, lê-se no comunicado difundido esta terça-feira pelas duas empresas.

A ORES Portugal vai dedicar-se sobretudo ao imobiliário não habitacional centrando a sua actuação na compra de imóveis urbanos, como espaços comerciais high street; supermercados e hipermercados; pequenos retail parks; unidades stand alone com arrendatários solventes e contratos de longo prazo; sucursais de bancos e escritórios. Em termos de área bruta locável o objetivo da nova empresa é ter mais de 80% em imóveis de exploração comercial e o remanescente em imõveis que não estabelecimentos comerciais. Em termos de mercado, a ORES Portugal terá pelo menos 65% dos ativos em Portugal e até 35% em Espanha.

A ORES Portugal é detido pelo Bankinter (12%) e pela Sonae Sierra (5,14%), estando os restantes 82,86% distribuídos por pequenos acionistas. As duas empresa têm já em Espanha a Olimpo Real Sate SOCIMI.

“Esta operação, pioneira em Portugal, reafirma também o nosso compromisso com o desenvolvimento económico em Portugal e representa um contributo importante para a dinamização de um dos seus setores mais relevantes”, afirma Alberto Ramos, CEO do Bankinter Portugal. Para Alexandre Fernandes, diretor de gestão de ativos da Sonae Sierra, “ criação da primeira SIGI em Portugal e a sua subsequente entrada em Bolsa são passos muito importantes para a Sonae Sierra, enquadrando-se na nossa estratégia de aumento de exposição a novos veículos de investimento imobiliário”.