Economia

Ministério do Trabalho garante que 93% dos pedidos de lay-off foram aprovados

Ao contrário do que foi avançado, esta quinta-feira, pelo Diário de Notícias, dando conta de que menos de dois terços (63%) dos pedidos de lay-off simplificado tinham sido aprovados pelo Governo, o Ministério de Trabalho esclarece que 93% dos processos tiveram resposta positiva

Ana Mendes Godinho, ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social
ANTÓNIO COTRIM/LUSA

“Não é verdade nem tem qualquer fundamento que os pedidos aprovados sejam de dois terços”: assim responde o Ministério do Trabalho a uma informação avançada, esta quinta-feira, pelo Diário de Notícias, na qual era referido que o Governo tinha dado luz verde a 63% dos processos de lay-off simplificado.

“Foram até ao momento aprovados e pagos 105.404 processos de lay-off simplicado - o que corresponde a uma taxa de aprovação de 93%”, esclarece a tutela em comunicado. “O que acontece é que as empresas que apresentaram pedido em lay-off abrangeram em média cerca de 60% dos seus funcionários”, pode ler-se na nota informativa.

“O exercício seguido pelo jornal [DN] considera, de forma errada, o número de trabalhadores total das empresas que apresentaram pedidos e não os trabalhadores abrangidos pelos pedidos”, salienta o Ministério do Trabalho.

O ministério refere ainda que, até ao momento, foram pagos 778 milhões de euros em apoios extraordinários 1,2 milhões de pessoas e a 144 mil empresas, dos quais 580 M€ foram pagos no âmbito do lay-off simplificado.