A inflação manteve-se nula em abril em relação ao mesmo mês do ano anterior, segundo a primeira estimativa publicada esta quinta-feira pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).
Para esta variação homóloga de 0% contribuíram uma subida de 8,4% do preço dos produtos alimentares não transformados e uma queda de 9% dos produtos energéticos.
A variação do índice harmonizado, que permite comparações com as taxas de inflação nas outras economias do euro, foi de 0,1% em abril, tal como já tinha sido no mês anterior.
A inflação em Portugal em abril ainda não entrou em terreno negativo, ao contrário de Espanha onde a taxa harmonizada foi de -0,6%, segundo a primeira estimativa também publicada esta quinta-feira pelo organismo de estatística do país vizinho. Outras sete economias do euro registaram em abril quebra de preços no consumidor.
Em cadeia, a variação de preços no consumidor em Portugal, caiu de 1,4% em março para 0,6% em abril.
Os dados definitivos sobre a inflação em abril serão publicados pelo INE a 13 de maio.
Esta quinta-feira também o Eurostat, o organismo de estatística da União Europeia, publicará, dentro de meia hora, as primeiras estimativas da inflação em abril e do comportamento do Produto Interno Bruto no primeiro trimestre deste ano para o conjunto da zona euro.