O Governo tem novos planos para apoiar as empresas cuja atividade esteja a ser afetada pelos impactos da covid-19. Segundo avança a TSF, o Executivo de António Costa terá decidido duplicar o valor das linhas de crédito a conceder às empresas, passando de um montante global de 3 mil milhões de euros para 6,2 mil milhões. Os números constam de um protocolo assinado entre o Estado e a Banca, a que a TSF teve acesso.
O apoio a conceder pelo Governo às empresas inclui quatro linhas de crédito, uma das quais é remodelada para passar a abranger não apenas as 90 Classificações de Atividade Económica (CAE) que até agora contemplava, mas centenas de outras atividades que estavam fora dos apoios. Passam a ser abrangidas atividades que vão desde a agricultura, construção, indústria do papel ou serviços. O valor desta linha também aumenta. Passa de 1,3 mil milhões de euros para 4,5 mil milhões.
Segundo avança a TSF, no novo protocolo entre o Estado e os bancos, as empresas da restauração continuam a estar contempladas com 600 milhões de euros, as do turismo com 900 milhões e as agências de viagens, animação turística e organização de eventos continuam a ter disponível uma linha de 200 milhões de euros.