Economia

CMVM suspende ações da Benfica SAD

Regulador espera por informação da SAD presidida por Luís Filipe Vieira.

JOS\303\211 SENA GOUL\303\203O

A Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) suspendeu a negociação das ações da Benfica SAD, esperando que a empresa presidida por Luís Filipe Vieira divulgue informação ao mercado.

Não são avançadas explicações por parte do regulador do mercado de capitais, mas a decisão ocorre quando a SAD está sob uma oferta pública de aquisição do clube da Luz - e, na semana passada, o Jornal Económico noticiou que a operação poderia estar em causa, com o clube a ponderar deixar cair a OPA.

Na sexta-feira, o Expresso contactou a CMVM sobre se aquela notícia teria efeitos (dada a possibilidade de influência no preço das ações), sendo que, até agora, não houve resposta.

As ações da SAD encarnada foram suspensas esta segunda-feira, 23 de março, quando os títulos desciam ligeiramente em relação ao fecho de sexta-feira. Estavam nos 2,70 euros. Os títulos têm vindo a cair nos últimos dias (como tem acontecido com praticamente todas as cotadas portuguesas), afastando-se dos 5 euros por ação que eram propostos na OPA do clube.

Anunciada em novembro, desde aí que a operação tem estado em avaliação junto do regulador presidido por Gabriela Figueiredo Dias. Os negócios entre Luís Filipe Vieira e José António dos Santos, o principal acionista individual que será o principal beneficiário da operação, são um dos assuntos em cima da mesa. Não é o único ponto de uma operação que o supervisor já considerou ter características distintas de todas as outras OPA.

Na sexta-feira, surgiu a notícia de que o clube viesse a tentar deixar cair a OPA, tentando revogá-la à luz da incerteza causada pela pandemia da covid-19. O que precisará sempre de autorização da CMVM.

Oficialmente, nada foi dito - nem mesmo se este é mesmo o tema que levou à suspensão da negociação, algo que não é inédito para as SAD, que por vezes se encontram nessa situação por conta de negócios com atletas ou treinados que são noticiados, mas não confirmados.

(notícia atualizada às 11.25 com mais informações)