"É uma nova revolução na água. Implica mudar o sistema de gestão, para usar o digital e a Internet das Coisas". É dessa forma que Paul O'Callaghan, fundador da Bluetech Research, olha para o potencial de uso da tecnologia na gestão de um bem tão importante no nosso planeta como é a água.
No painel dedicado ao debate sobre as "guerras pela água", Paul O'Callaghan disse que no projeto que lidera "o mais surpreendente" é a quantidade de contactos que recebe de empresas como a Pepsi, cada vez mais interessadas em fazer uma melhor gestão da água.
Jay Iyengar, responsável de inovação e tecnologia da Xylem, lembrou que em muitos países 30% da água tratada é perdida, o que deve pôr as empresas e consumidores de água a trabalhar em soluções que minimizem essas perdas.
Segundo Jay Iyengar, hoje já é possível usar inteligência digital na rede de abastecimento de água para evitar fugas. "É possível prever uma fuga antes de ela acontecer", realçou a responsável da Xylem.
Drew Fitzgerald, outro participante no mesmo debate, enfatizou a crescente preocupação das gerações mais novas com este tema. "Há uma sensação de que esta geração mais nova se consegue mobilizar", sublinhou.
Digitalização é a próxima revolução na gestão da água
Paul O'Callaghan, fundador da Bluetech Research, sobre a tecnologia na gestão da água