O ranking elaborado pela Airhelp, organização internacional especializada em direitos dos passageiros, revela que os aeroportos portugueses, geridos pela ANA, empresa controlada pela fancesa Vinci, estão entre os que mais atrasos registam. Lisboa é o décimo desta lista "negra", e o Porto o melhor português na lista dos 50 aeroportos com pior desempenho. É grego o aeroporto que registou maiores atrasos no início do verão.
No topo dos aeroportos que mais se atrasam está Mykonos, na Grécia. "Voos com partida de Portugal e da Grécia são os que apresentam maior probabilidade de atrasos, segundo apontam as tendências do mais recente ranking elaborado pela AirHelp", avança a organização líder em compensações por atraso, em comunicado.
Os aeroportos de Mykonos, na Grécia, com uma taxa de pontalidade apenas em 47% dos casos, e Ponta Delgada (52,4%) e Lajes (54,1%) estão no topo do ranking dos aeroportos que registaram mais atrasos no período de junho e julho, "Aproximadamente 5 em cada 10 voos que partiam destes aeroportos aterraram no destino com mais de 15 minutos de atraso ou foram cancelados. Portanto, se ainda estiver a planear umas férias de fim de verão, é muito provável que o voo não seja pontual", sublinha a AirHelp.
Além dos aeroportos de Ponta Delgada (2º mais atrasado) e Lajes (3º mais atrasado), de Lisboa e Porto, está também neste ranking o aeroporto da Madeira (38º lugar). "No aeroporto da capital, 4 em 10 voos sofreram perturbações no período em análise. Os aeroportos da Madeira e do Porto (48º lugar) ( apresentam melhores performances, mas ainda assim com mais de um quarto dos voos (28% e 25%, respetivamente) a não cumprirem o horário previsto", explica esta organização.
No top dez dos mais atrasados aparece de novo a Grécia com Santorini (4º lugar), Malpensa (Itália, 5º), londres Gatwick (6º lugar), Atenas (7º lugar), Veneza (8º lugar) e Eslovénia (9º).