Tendo em conta a evolução esta semana da cotação (em euros) dos derivados de petróleo nos mercados internacionais, o preço da gasolina simples deve ficar praticamente inalterado. Já o do gasóleo deverá registar um agravamento suave de um cêntimo, de acordo com os cálculos de fontes do setor.
Na segunda-feira, o dia que marcou o início da greve dos motoristas, os preços da gasolina e do gasóleo registaram uma redução da ordem dos quatro cêntimos, mas a maioria dos dos automobilistas já tinham abastecido com receio dos efeitos do conflito laboral.
O preço médio do litro de gasolina em Portugal está nos 1,52 euros. Por causa da greve, esta foi uma semana atípica pela falta de combustível em alguns postos e medidas de racionamento em vigor - limite de 15 litros na rede de abastecimento prioritária e 25 litros nos restantes postos.
As petrolíferas só ao domingo determinam o preço que vão praticar na semana seguinte. Mas a atualização reflete a evolução das cotações dos produtos nos mercados internacionais.