Economia

Motoristas. Negociações da ANTRAM com FECTRANS avançam

“Já há principio de acordo para a cláusula do trabalho suplementar” e “cláusula do protocolo foi encerrada”

A reunião desta quinta-feira entre a ANTRAM - Associação Nacional de Transportes Públicos Rodoviários de Mercadorias e a FECTRANS - Federação dos Sindicatos dos Transportes e Comunicaçõe terminou com "avanços importantes", disse ao Expresso André Matos de Almeida, o advogado que representa a associação patronal.

"Chegámos a um princípio de acordo sobre a cláusula 61, relativa ao trabalho suplementar, que é uma questão determinante e fraturante entre empregadores e trabalhadores", sublinha o jurista evitando. no entanto, dar pormenores sobre este ponto uma vez que ainda terá de ser aprovado pelos associados da ANTRAM.

Essa aprovação está praticamente garantida e deverá acontecer ainda antes de sábado, acrescentou Matias de Almeida referindo-se à cláusula 61, relativa à remuneração e volume de horas de trabalho suplementar.

A próxima ronda negocial ainda não está agendada, mas a reunião de hoje permitiu, também, encerrar o cláusula do protocolo que define obrigações e deveres entre as duas partes.

E o que falta agora? "Alguns detalhes sobre o contrato coletivo de trabalho", explicou o advogado, acrescentando que também já ficaram definidas as entidades que vão integrar o grupo de trabalho sobre a questão das cargas e descargas.