Economia

Espanha ganha peso à Alemanha na banca: Abanca compra balcões do Deutsche Bank em Portugal

Espanhóis finalizam compra da carteira de retalho do Deutsche Bank. Grupo alemão fica na área de empresas e investimento. Preço não foi divulgado

KAI PFAFFENBACH/REUTERS

O Deutsche Bank já não está na banca de particulares em Portugal. As agências da sucursal portuguesa do grupo alemão foram adquiridas pelo espanhol Abanca. A operação ficou finalizada este fim de semana.

“A 9 de junho de 2019 e conforme estava planeado, o Deutsche Bank completou a venda do seu negócio de particulares e de pequenas empresas em Portugal ao Abanca Corporación Bancaria S.A., transação que fora anunciada em 27 de março de 2018”, indica um comunicado emitido pela instituição germânica esta terça-feira, 11 de junho.

Assim, neste momento, a carteira de clientes particulares e de pequenas empresas e os trabalhadores foram já transferidos para o banco galego Abanca. O objetivo era que a transação ficasse concluída na primeira metade do ano, depois de recebidas as autorizações. Assim foi.

Segundo os dados divulgados em março do ano passado, a carteira de crédito a comprar pelo Abanca ao Deutsche Bank ascendia a 2,4 mil milhões de euros, com depósitos de mil milhões e 3,1 mil milhões em ativos sob gestão. Estava em causa um quadro de pessoal em torno de 300 funcionários, e 41 agências. Números que podem ter variado, mas ainda não foi possível confirmar. O Abanca alarga assim a sua presença em Portugal, onde estava presente com quatro balcões.

O negócio do banco alemão em Portugal fica apenas na banca de investimento e a empresas, na chamada “banca corporativa e de investimento, incluindo global transaction banking, corporate finance e corporate banking, prestando serviços bancários às empresas nacionais e estrangeiras, ao Estado e demais entidades públicas”.

"Este movimento é concretizado no âmbito da execução dos objetivos estratégicos do Deutsche Bank permitindo uma menor complexidade orgânica do grupo", justifica o banco alemão no comunicado. O Deutsche Bank em Portugal é, desde 2011, uma sucursal do banco alemão (e não um banco autónomo).