Economia

Aeroportos de Lisboa e Faro sem combustível

Greve convocada pelo Sindicato de Motoristas de Matérias Perigosas colocou em causa abastecimento de combustível. Requisição civil por parte do Governo ainda não deu frutos

Horacio Villalobos - Corbis/Getty

As reservas de emergência de combustível no Aeroporto de Faro já foram atingidas, avança a ANA Aeroportos de Portugal, referindo que isso se deve ao facto de "o fornecimento de combustível estar suspenso, pelas empresas petrolíferas, desde segunda-feira à noite".

O Governo avançou, entretanto para a requisição civil de motoristas que possam fazer o transporte de combustível mas esta decisão não evitou a suspensão do abastecimento nos aeroportos.

O balanço feito esta terça-feira ao final da manhã pela ANA dá conta de que no Aeroporto de Lisboa se prevê "a mesma interrupção de abastecimento de combustível, pelas empresas petrolíferas", mais visível a partir do 12h .

"Não tendo sido assegurados os serviços mínimos, e em função do tempo necessário para a requisição civil ter efeitos práticos, os nossos aeroportos podem ter disrupções de serviço ao nível operacional", diz a ANA em comunicado.

A empresa está a acompanhar a situação e aconselha a que "os passageiros com voos nos aeroportos de Lisboa e Faro devem informar-se junto das companhias aéreas".

E espera que a situação "seja resolvida com a máxima urgência pelas autoridades competentes" , lamentando ainda "o transtorno causado aos passageiros".