Economia

Agricultores querem renováveis para produzir mais barato

Como na agricultura só se gasta energia para regar durante seis meses, os agricultores querem duas coisas: contratos sazonais com tarifas diferenciadas e produção de energia a partir de renováveis

getty

Os agricultores solicitam ao Governo medidas para compensar o fim dos apoios à eletricidade verde, que perduraram até 2012.

Tendo em conta o caráter sazonal da agricultura de regadio, que exige uma potência energética alta apenas na época estival (entre abril e setembro) os responsáveis da FENAREG - Federação Nacional dos Regantes de Portugal, que ontem reuniram com João Galamba, secretário de Estado da Energia, querem passar a poder contratar potências elétricas diferentes consoante a época do ano.

Para além dessa possibilidade, os agricultores pediram também ao secretário de Estado apoios específicos à instalação de formas de produção de energia com base em fontes renováveis nas explorações de regadio.

“Com esta medida os regantes contribuirão para o cumprimento dos objetivos de redução das emissões de gases com efeito de estufa, já que o impacto ambiental das energias limpas é 30 vezes menor que o gerado pelas energias convencionais”, sublinham os responsáveis da FENAREG em comunicado.

No mesmo documento, agora divulgado, os agricultores representados por aquela federação exigem ainda o reforço de ações de eficiência energética, “com um programa específico de apoio para o setor do regadio, visando a melhoria do desempenho energético das instalações, através da avaliação de desempenho e substituição de equipamentos existentes por outros mais eficientes”.