Mário Centeno não tem certezas sobre se a economia portuguesa irá crescer 2,2% em 2019. Para já, há riscos, mas também diz que há dados recentes mais atrativos. Mas a haver uma revisão em baixa, será limitada.
“Eu não quero parecer excessivamente optimista. Esse valor vai ser reavaliado em abril, quando apresentarmos o Programa de Estabilidade. Temos dados mistos da evolução económica”, assumiu Mário Centeno. Para já, há uma previsão de crescimento de 2,2% do produto interno bruto.
Não é certo que esta estimativa se mantenha. Mas não acredita que haja uma descida para um valor uma a duas décimas mais baixo, como ocorreu em 2018, quando a economia se expandiu a 2,1% quando se esperava 2,3%.
Está a haver uma desaceleração “muito grande” das exportações, mas Centeno acredita que os sinais de uma “suposta guerra comercial estão a reduzir-se”. Por outro lado, também ainda há a situação do Brexit por resolver.
Ainda assim, há dados – como o indicador coincidente do Banco de Portugal ou os dados de levantamentos em caixas automáticas – que trazem optimismo para o governante, segundo disse na RTP3.