Economia

TAP inaugura hoje rota para Boston

A nova rota diária entre Lisboa e Boston – a par dos novos voos diretos para Nova Iorque a partir de julho – , aumentam para 30 os voos semanais entre Portugal e os EUA. O Expresso mostra-lhe as imagens do mais recente avião da companhia aérea

A TAP inaugura este sábado uma ligação aérea entre Lisboa e Boston, que se enquadra no objetivo de reforçar a presença da companhia aérea portuguesa no mercado norte-americano. A nova rota diária – a par dos voos diretos para Nova Iorque a partir de 1 de julho – , permitirá aumentar a oferta da TAP para 30 voos semanais entre Portugal e os EUA.

O voo inaugural para Boston contará com a presença do presidente executivo da TAP, Fernando Pinto, e o embaixador dos Estados Unidos em Portugal, Robert Sherman.

O avião parte às 14h25 do Aeroporto da Portela para aterrar pela primeira vez no Aeroporto Internacional de Logan, em Boston, pelas 17h (hora local), onde aguardam David Neeleman, acionista do consórcio vencedor da privatização da TAP, assim como representantes da comunidade portuguesa. Está previsto também um evento comemorativo na porta de embarque dos passageiros que rumam a Lisboa para assinalar a estreia da rota, que segundo a transportadora aérea permitirá promover Portugal como uma “porta de entrada privilegiada na Europa”. No percurso inverso, o voo sairá de Boston às 19h45 e chega à capital portuguesa às 7h20 do dia seguinte.

Será um Airbus 330-200, que foi cedido pela companhia brasileira Azul, de David Neeleman, que efetuará a nova rota da TAP. Em cerca de uma semana, o avião foi renovado e submetido a todas as certificações de forma a respeitar as regras da Autoridade Nacional da Aviação Civil (ANAC). “Foi necessário certificar o aparelho e realizar o rebranding, ou seja adaptá-lo à marca TAP, associando o logo da companhia ou recorrendo a apontamentos da – calçada portuguesa na parede ou no chão das casas de banho para associar a insígnia à identidade nacional. Foi também preciso alterar as instruções de segurança”, explica ao Expresso Joel Fragata, gestor de produto da TAP.

Entre as novidades do novo aparelho, o responsável da TAP destaca as cadeiras da classe executiva totalmente 'lie flat', que permitem um movimento de 180º que possibilita um maior descanso em viagens de longo curso.

Outra das novidades é a divisão da classe económica em Economy e Economy Plus, sendo que a principal diferença consiste no facto de nesta última as cadeiras dos passageiros disporem de uma distância superior - aproximadamente 7,62 cm. Em comum, todos os passageiros a bordo têm à disposição um sistema individual de entretenimento mais interativo.

O sistema de iluminação também é inovador, sendo assegurado por luzes LED em tons de azul e cores mais quentes, que são geridas através de um painel digital com seis níveis adequados às diferentes fases do voo: embarque, desembarque, refeição, relaxar ou dormir.

“Com este A330-200 - com capacidade para 271 passageiros - a TAP aproxima o seu serviço ao das grandes companhias aéreas mundiais. São viagens pautadas por grande conforto e bastante apelativas para empresários, tornando a companhia mais competitiva ao nível do sector dos negócios, acrescenta Joel Fragata.

O objetivo da companhia aérea é converter para esta configuração toda a frota dos A330-200, a partir da primeira metade de 2017. O próximo avião irá efetuar a rota do Aeroporto de Lisboa para o Aeroporto Internacional John F. Kennedy, que arranca já no próximo dia 1 de julho.