ARQUIVO Portugal no Mundial de Râguebi

Jogador português suspenso

Um dos Lobos arrisca sanção disciplinar que o poderá afastar dos próximos jogos. A decisão será conhecida amanhã.

Robert Pratta/AP

Rui Cardoso, enviado a França

Juan Severino, Segunda Linha da selecção portuguesa, foi suspenso preventivamente, na sequência de um incidente ocorrido no último minuto do jogo Portugal-Escócia. O anúncio foi feito esta tarde em Chambon-sur-Lignon, no quartel-general da equipa lusa.

O jogador será ouvido amanhã às 08.00 (menos uma hora em Lisboa), em Paris, pela Comissão de Disciplina da IRB (federação internacional organizadora do torneio), ficando a conhecer-se nessa altura o conteúdo da eventual sanção, bem como a sua duração. No pior cenário possível, Severino pode ser suspenso por quatro a 12 semanas o que, a acontecer, reduziria o número de jogadores disponíveis de 30 para 29.

Portugueses optimistas

Rui Alvarez, director da equipa, disse aos jornalistas ter esperança de que tal não venha a suceder. "O lance ocorreu no último minuto de jogo e perto do árbitro que, de resto, não assinalou qualquer falta". Para além disso, "tratou-se de uma situação normal em râguebi, na disputa de um lance, e não de uma retaliação ou de uma agressão". Acresce, ainda, que, "não houve reacção da equipa adversária, o que normalmente ocorreria perante a percepção de uma cabeçada, de uma rasteira ou doutro acto maldoso".

Alegadamente e de acordo com as imagens usadas pelo comité de disciplina que visiona em directo as ocorrências do jogo, Severino terá dado uma cabeçada a um jogador escocês. Alvarez manifestou-se optimista quanto à solução do caso, admitindo a possibilidade de o jogador ainda poder defrontar a Nova Zelândia, no sábado ao meio-dia (hora portuguesa).